POuco depois da Sony apresentar mais características do PS4, a Microsoft revelou que está aumentando o desempenho gráfico do seu console antes dele ser lançado, em novembro.
O vice-presidente da Xbox Live, Marc Whitten, descreveu as mudanças que a empresa vem fazendo no próximo Xbox: segundo o executivo, uma versão beta interna do sistema está em andamento e desenvolvedores já têm kits finais para criarem jogos. A maior novidade do dia, no entanto, é que a Microsoft está aumentando a velocidade de clock da GPU do Xbox One, indo de 800MHz para 853MHz.
A mudança de velocidade já havia sido especulada e a confirmação mostra como a Microsoft está tentando se aproximar cada vez mais do desempenho esperado no PlayStation 4. Apesar de ambos executarem um processador AMD Jaguar, que deverá ser cronometrado da mesma forma, a Sony optou por ter mais poder gráfico em seu sistema. A mudança da Microsoft parece ser uma reação a isso, permitindo que a empresa aumente o seu desempenho em cerca de 6,5%.
Até os consumidores verem os dois consoles em ação, executando um mesmo jogo, é difícil dizer como as alterações da Microsoft irão afetar o resultado final de desempenho. Alguns desenvolvedores, no entanto, estão afirmando que os dispositivos estão “muito perto” em comparação e que a Sony fez “grandes progressos” para melhorar suas ferramentas de desenvolvimento.
Os dois consoles estão mais equivalentes do que nunca no papel, mas a próxima guerra não será vencida apenas por batalhas de especificações: jogos, políticas, aplicativos, entretenimento e acessórios futuros devem determinar qual será mais vendido.