Categorias

Microsoft concede benefício inédito a funcionários brasileiros

A Microsoft Brasil anunciou na semana passada a criação do Family Caregiver, uma licença remunerada para funcionários que precisam cuidar de parentes com problemas de saúde.

O objetivo, de acordo com a empresa, é favorecer um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional com um benefício inovador no mundo corporativo: a subsidiária brasileira da Microsoft é a primeira a implementá-lo na América Latina.

Segundo sua definição, o chamado Family Caregiver concede até quatro semanas de licença durante o ano, podendo ser divididas em mais de um período, a depender da necessidade do colaborador. “O benefício insere-se em uma política de RH que estimula o colaborador a equilibrar vida pessoal e profissional e reforça o compromisso da Microsoft com a diversidade”, afirma o comunicado oficial.

“Com profissionais de diferentes gerações, podem surgir situações variadas que demandam ausência total da empresa e mais atenção em casa. O foco do Family Caregiver é a relação com os familiares em momentos de doença e casos de saúde delicados, que exigem cuidado especial”, explica a Microsoft Brasil.

O benefício é valido para esposa e esposo, parceiros em união estável, filhos (adotivos ou biológicos), pais (adotivos ou biológicos), irmãos, sogros ou pais de parceiros, avôs e avós, netos(as), filhos de parceiros(as) e enteados.  O Family Caregiver inclui situações como internações em hospitais, tratamento de doenças crônicas (como Alzheimer, AVCs etc.) e cuidado pré-natal para as mulheres ou durante a gravidez. Além disso, pedidos de colaboradores para acompanhar familiares em tratamento médico também são considerados.

“A implementação da política de Family Caregiver é reflexo de uma Microsoft que está atenta às mais variadas questões ligadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional e também à diversidade entre multi-gerações. Nossa política de trabalho remoto já conferia flexibilidade para conciliar algumas ausências, mas achamos importante permitir o afastamento total em situações que demandem maior atenção com familiares”, declarou Cristiane Carvalho, diretora de recursos humanos da Microsoft Brasil.