Categorias

Microsoft corta recursos de virtualização do Windows Server

A Microsoft anunciou na quinta-feira (10/05) que a esperada tecnologia de virtualização Windows Server Virtualization (WSV) será lançada sem um recurso fundamental de desempenho criado para permitir a competição com o software rival da VMware.

A companhia também afirmou que o primeiro beta público do WSV, apelidado de Viridian, será lançado quando o Longhorn Server – nova versão do sistema operacional Windows Server – for liberado para fabricação, no segundo semestre de 2007

Para atingir o prazo, contudo, a Microsoft vai eliminar três recursos do software de virtualização, sendo o principal deles o Live Migration, que permite ao usuário migrar as máquinas virtuais entre instâncias individuais do WSV sem que o sistema fique fora do ar.

”Um ponto importante é que estamos adiando estes recursos para um lançamento futuro”, disse Patrick O’Rourke, gerente de produto sênior da divisão Windows Server da Microsoft.

As outras duas outras funções cortadas são a capacidade de acrescentar armazenamento e memória de forma mais rápida e a redução do limite de processadores suportados de 64 para 16.

Mas para os analistas a principal perda é o Live Migration, que garante desempenho necessário para cargas dinâmicas de trabalho e ajuda a balancear e diminuir o número de servidores ativos. Uma das principais críticas ao atual Virtual Server é justamente a falta desta capacidade.

Críticos apontam ainda que este é um sinal de que a Microsoft esta tendo problemas no desenvolvimento da sua próxima geração de tecnologia de virtualização, mas que a empresa precisa acertar na mão com esta solução par competir efetivamente com a líder do mercado VMware.

Com informações de IDGNOW.