Categorias

Microsoft critica Google por bloquear aplicativo do YouTube para Windows Phone

Na tarde dessa quinta-feira (15), o Google confirmou que estava bloqueando o recém lançado aplicativo do YouTube para Windows Phone. Embora ambas as empresas tenham se comprometido a trabalhar juntas em um app do serviço de vídeos, a gigante de buscas não ficou feliz quando a Microsoft lançou uma versão atualizada no início desta semana.

A Microsoft está afirmando que o Google está propositalmente tentando bloquear a aplicação do YouTube para Windows Phone e que as acusações da gigante “nada mais são do que desculpas”.

Em um post no blog oficial da Microsoft, o vice-conselheiro geral da empresa, David Howard, descreve o problema como “os limites da abertura do Google” e mostra como as disputas entre as duas empresas são claras.

Microsoft tem problemas para criar novo aplicativo do Youtube para WP
Microsoft tem problemas para criar novo aplicativo do Youtube para WP

“O Google nos pediu para fazer a transição do aplicativo para uma nova linguagem de codificação, o HTML5”, diz Howard. O problema é que tanto o app para Android quanto para iOS não são baseados em HTML5, mas ambas as aplicações são oficialmente suportadas e construídas pelo Google.

Além disso, parece que existem limitações técnicas no Windows Phone que estão impedindo a Microsoft de construir a versão HTML5 do YouTube. “Para nós, parece que as razões do Google para bloquear nosso aplicativo são fabricadas, de modo que não podemos dar aos nossos usuários a mesma experiência que o Android e o iPhone recebem”, explicou o executivo. Para Howard, os obstáculos que o Google criou são “impossíveis de superar, e eles sabem disso”.

O aplicativo original da Microsoft não incluía anúncios e a empresa construiu uma opção de download de vídeos do YouTube off-line. Obviamente, o Google não gostou da situação e pediu que a empresa removesse o aplicativo da Windows Store. A Microsoft então excluiu a aplicação e uma parceria foi criada entre as duas empresas para a criação de uma nova versão.

As acusações e frustrações são difíceis de ignorar e parecem mostrar uma grande guerra de controle entre as gigantes. Howard termina sua nota afirmando que vai pedir ao Google para parar de bloquear o aplicativo do YouTube.