Categorias

Microsoft critica segurança do iPhone

O vice-presidente corporativo de mobilidade e empresas da Microsoft criticou duramente a segurança do iPhone em uma postagem oficial no blog da Technet.

Para Brad Anderson as empresas deveriam perder essa confiança cega de que o smartphone é inatingível e declarou: “a Apple não pode mais proteger seu iPhone mais do que o Google pode proteger o Android”.

Suas críticas são motivadas pelo surgimento do Trident/Pegasus, um conjunto de ferramentas de malware que exploram vulnerabilidades do iOS para atacar e espionar usuários de iPhone. Embora a Apple já tenha corrigido a falha de segurança, Anderson acredita que sua existência deve servir de alerta para empresas e indivíduos que confiam demais na suposta invulnerabilidade da plataforma móvel.

O executivo comenta ainda que no presente cenário da segurança digital, Trident/Pegasus é um case de sucesso: não se trata de um vetor de ataque explorado pelo submundo do crime em ataques de phishing lançados ao acaso, mas uma ferramenta comercial vendida por uma startup israelense e cujo lote de 300 licenças não sai por menos de 8 milhões de dólares, com direito a suporte 24 horas e garantia.

Espionagem e monitoramento se tornaram uma indústria sofisticada e nenhum ecossistema está seguro. Anderson alerta: “todos os fornecedores de sistemas operacionais móveis fazem esforços sobre-humanos para fortalecer suas plataformas e fazem de tudo que podem para entregar o sistema operacional mais seguro possível – mas esse fato também existe em nossa era moderna de ameaças digitais que produzem bem-sucedidos ataques constantes apesar dos esforços incríveis das organizações construindo essas plataformas”.