Categorias

Microsoft decreta fim da interface Aero

Aero está fora do Windows 8
Apenas seis anos depois, a Microsoft decretou o fim da interface Aero para a próxima versão de seus sistema operacional. Segundo Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da empresa, o visual surgido no Vista, em 2006, está ultrapassado.

“Este estilo de simular materiais supostamente realistas (como vidro ou alumínio) na tela parece datado e cafona agora, mas, na época, estava muito em voga”, declarou Sinofsky. “Nós gastamos um bocado de energia considerando cuidadosamente como atualizar substancialmente a aparência do desktop no Windows 8”, revelou o executivo.

O substituto do Aero será a interface Metro. No lugar das transparências e das bordas arredondadas, teremos cores sólidas e bordas retas. Saem os efeitos 3D e as sombras e entram em cena superfícies planas mais claras e concisas. O objetivo, segundo Sinofsky, continua sendo o mesmo da proposta anterior: concentrar o foco do usuário no programa e menos na janela.

Segundo o analista Paul Thurrot, o principal motivo para esta mudança seria a vida útil das baterias dos dispositivos móveis. Com um grande enfoque do Windows 8 para esta plataforma, a preocupação com o consumo de energia da interface teria influenciado o abandono de efeitos gráficos complexos.

.