Categorias

Microsoft descontinua Groove Music

A Microsoft anunciou no final da tarde dessa segunda-feira o encerramento do serviço de streaming de música Groove Music, antigo Xbox Music.

É o fim de uma longa trajetória da Microsoft no competitivo mercado musical, desde o MSN Music (2002) e a empresa está incentivando os usuários remanescentes a migrar para o parceiro Spotify.

Em seu comunicado oficial, a Microsoft sinaliza a mudança como um reforço da parceria que já existia antes: “nós estamos empolgados em anunciar que estamos expandindo nossa parceria com o Spotify para trazer o maior serviço de streaming de música para nossos consumidores do Groove Music Pass. A partir desta semana, clientes do Groove Music Pass podem mover facilmente todas as suas playlists customizadas e coleções diretamente para o Spotify. Além disso, vocês estão aptos a um teste de 60 dias grátis do Spotify Premium”.

Embora a Microsoft esteja tentando manter as aparências, esse é o ponto final do Groove Music e o encerramento de 15 anos de tentativas de competir na indústria do consumo de música. A partir do dia 31 de Dezembro, todas as assinaturas do Groove serão encerradas, haverá reembolso de alguns planos e o aplicativo não será mais capaz de baixar, adquirir ou transmitir músicas. A Microsoft garante apenas que será possível executar e gerenciar faixas locais ou armazenadas no OneDrive, por um prazo não revelado.

As investidas da gigante tecnológica começaram com a criação do MSN Music em 2002. Inicialmente um portal de música e informação sobre músicos e bandas, dois anos depois foi transformado em loja digital como uma resposta ao surgimento do iTunes da eterna rival Apple.

A loja não conseguiu competir em vendas e viu seu catálogo inicial de 1.5 milhão de músicas ser reduzido para 1.1 milhão de faixas por não conseguir segurar as licenças necessárias. A MSN Music utilizava a tecnologia do Windows Media Player para reprodução e as canções compradas pelos usuários eram protegidas por uma autenticação DRM a nível de servidor.

Em 2006, o MSN Music foi fechado para dar lugar ao Zune Music, a loja digital do seu emergente dispositivo de execução de mídia. Embora a Microsoft tenha se comprometido a manter os servidores de autenticação funcionando por cinco anos para seus antigos usuários, em 2008, foi colocado o último prego no caixão da antiga loja, desligando os servidores e tornando todas as músicas compradas pelo serviço permanentemente bloqueadas.

Embora tenha chegado a acumular 11 milhões de faixas em seu acervo, o Zune Music não teve um destino melhor: o aparelho que batizava seu ecossistema amargou péssimas vendas e não conseguiu fazer frente ao iPod, que seguiu impulsionando o sucesso do iTunes. Em 2012, o Zune Music dava lugar ao Xbox Music, pegando carona no console da empresa e seus aplicativos internos, ao lado do Xbox Vídeos.

Mas a nova marca também não durou muito e o serviço foi renomeado novamente para Groove Music e alardeado como uma das novidades do vindouro Windows 10. O objetivo era desassociar o serviço do console e atingir um público mais abrangente, mas novamente a estratégia não deu os resultados esperados. Com o fim do Groove Music, a Microsoft se retira oficialmente de um mercado onde não experimentou o sucesso de seus concorrentes.