Categorias

Microsoft disponibiliza novo aplicativo do YouTube para o Windows Phone

Aplicativo do YouTube para Windows Phone é praticamente um redirecionador para a versão web
Aplicativo do YouTube para Windows Phone é praticamente um redirecionador para a versão web

A Microsoft relançou o aplicativo do YouTube para Windows Phone. O aplicativo acaba sendo praticamente uma ponte para o site do YouTube propriamente dito.

Em maio, Google e Microsoft decidiram trabalhar juntos para desenvolver um aplicativo decente do YouTube para o Windows Phone. Contudo, a Microsoft fez algo que violava os termos de serviço do Google, e as empresas decidiram trabalhar em algo “harmonioso”.

No mês de agosto, a Microsoft lançou um novo aplicativo, que parou de funcionar no dia seguinte. O Google declarou que retirou o acesso do aplicativo porque a Mircosoft construiu o software em seu código nativo, e o Google queria que fosse construído em HTML5. A Microsoft declarou que sua plataforma móvel não suportava a linguagem – ainda que adicionar esse recurso era um de seus planos futuros – e que faria a conversão assim que possível.

Contudo, digamos que o Google não tenha ficado muito satisfeito com a justificativa e manteve as restrições ao aplicativo. A polêmica entre as duas empresas se agravou quando o Google declarou que todas as empresas terceirizadas deveriam desenvolver seus aplicativos para o YouTube em HTML5 – e isso incluía a Microsoft.

No fim das contas, a Microsoft lançou, basicamente, o mesmo aplicativo que estava no mercado há muito tempo. Esse, na verdade, é ponto mais baixo e também o desfecho de uma situação boba, motivada basicamente por uma “disputa de territórios” entre Google e Microsoft. Ponto positivo para os consumidores, que agora podem acessar o serviço do Google sem maiores problemas.