Categorias

Microsoft e Adobe se unem para fazer o Photoshop ficar melhor em telas sensíveis ao toque

O Photoshop não é o aplicativo mais fácil de usar em uma tela sensível ao toque, mas a Adobe está finalmente começando a mudar isso.

A empresa começou a dar suporte oficialmente a gestos de toque no Windows 8 hoje – incluindo a capacidade de zoom e rotação – depois de começar testes publicamente no início deste ano.

A Adobe está trabalhando ainda em algumas mudanças na interface que farão o aplicativo ser projetado especialmente para uso com toque, ao invés de simplesmente suportar touch.

size_460_MS-Surface-Pro-3-01

Uma das primeiras mudanças foi demonstrada hoje: Chamado Playground, o recurso traz uma nova visão minimalista para dentro do Photoshop que lhe permite navegar através de todas as diferentes camadas no arquivo, basta passar o dedo sobre elas.

As camadas podem até mesmo ser selecionadas e movimentadas. “Quando começamos a explorar o touch, sabíamos que teríamos de mudar radicalmente a interface do usuário”, disse a Adobe.

Recursos de toque estão chegando ao Illustrator também, e a experiência já parece estar muito mais poderosa. Confira no vídeo abaixo:

No entanto, essas mudanças não estão vindo diretamente da Adobe: elas são parte do que parece ser uma crescente parceria com a Microsoft. “Há uma energia renovada em termos de parceria”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.