Categorias

Microsoft e Facebook concluem a instalação do maior cabo submarino do Atlântico

Na última quinta-feira (21), Microsoft e Facebook celebraram um marco histórico em uma colaboração com a empresa de telecomunicações Telxius: a instalação do mais poderoso cabo submarino de internet a cruzar o Oceano Atlântico.

Batizada de Marea, a ligação entre os Estados Unidos e a Europa deverá estar plenamente operacional já no começo do ano que vem, com capacidade de transmitir 160 terabits de dados por segundo.

Essa capacidade é equivalente à transmissão de 71 milhões de filmes em HD por segundo, dezesseis milhões de vezes mais veloz que a velocidade média de conexão registrada nos Estados Unidos. Se estendendo por mais de 6.400 quilômetros, o cabo liga Virginia Beach, no estado norte-americano de Virginia, onde as duas empresas de tecnologia possuem complexos de data centers, com a cidade de Bilbao, na Espanha.

Confira a evolução dos cabos submarinos, em um vídeo divulgado pela Microsoft:

Para o Presidente da Microsoft, Brad Smith, “Marea chega em um momento crítico”. O executivo explica que “cabos submarinos no Atlântico já transportam 55 por cento mais dados que as rotas que atravessam o pacífico e 40 por cento mais dados do que o transmitido entre os Estados Unidos e a América Latina. Não há dúvidas de que a demanda por fluxos de dados cruzando o Atlântico irá continuar a aumentar”.

A instalação do Marea irá beneficiar também os internautas na África, no Oriente Médio e no restante da Ásia, segundo as projeções da Microsoft, ao permitir caminhos de conexões com os polos já existentes. A empresa acredita que o próximo bilhão de usuários da internet deverá emergir em breve dessas regiões.