Quem disse que futebol e programação não combinam? A Microsoft e a Fundação Real Madrid se reuniram em um evento na semana passada para promover o ensino de programação para crianças.
A parceria tomou forma no Centro Social Santa Luzia (São Paulo-SP) e colocou 25 alunos da instituição em seu primeiro contato com o mundo da programação.
Segundo o comunicado oficial da Microsoft, a iniciativa junto com a Fundação Real Madrid tem como objetivo “oferecer novas oportunidades para milhares de crianças das escolas da Fundação em todo o mundo, por meio do conhecimento tecnológico e da alfabetização digital”. Confira o vídeo:
https://youtu.be/Mc_DtKp06iw
No evento, as crianças tiveram a oportunidade de iniciar o curso Hora do Código, que funciona como porta de entrada para o universo da programação utilizando ferramentas mais próximas do imaginário infanto-juvenil, como Minecraft. Usando comandos lógicos e fáceis de aprender, é possível assimilar os conceitos iniciais necessários para se tornar um bom programador.
Em seguida, 120 alunos foram reunidos no auditório da instituição e tiveram uma conversa via Skype com o jogador Marcelo, do Real Madrid, do outro lado do mundo. O jogador falou sobre a importância do empenho e do aprendizado para se conquistar seus objetivos e respondeu perguntas das crianças em nome da Fundação.