Categorias

Microsoft é investigada por possível suborno

Microsoft pode ter violado lei contra suborno

Segundo o Wall Street Journal, o governo dos Estados Unidos está investigando a Microsoft por suborno. Fontes anônimas alegaram que a Microsoft pagou oficiais de governos estrangeiros para conseguir fechar contratos e ter permissões de softwares.

Acusações anônimas estão sendo investigadas pelo Departamento de Justiça e Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. As fontes afirmam que a Microsoft pagou representantes na China, Romênia e Itália. Se as acusações forem verdade, a empresa terá violado o “Ato de Práticas de Corrupção Estrangeira”, lei que pune empresas por suborno de governos estrangeiros.

A Microsoft não negou nem confirmou a investigação, apenas disse que, pela empresa ser global, muitas vezes faz parceria com escritórios estrangeiros para conduzir ou auxiliar em investigações sobre patentes e tecnologias: “este é um reflexo do tamanho e da complexidade do nosso negócio e da seriedade com que encaramos atender nossas obrigações”, afirmou. A empresa ainda deixou claro que treina seus colaboradores e faz suas próprias investigações para que problemas como esse não aconteçam.