Categorias

Microsoft Edge é lançado para iOS e Android

A Microsoft anunciou hoje que tanto o Android quanto o iOS receberão uma versão Beta do navegador Edge, até então exclusivo de dispositivos com o Windows 10.

O lançamento faz parte da estratégia da Microsoft de longo prazo de não competir mais com o mercado móvel mas introduzir sua linha de produtos em outras plataformas, oferecendo funcionalidades poderosas com seus aplicativos.

Um destes recursos permitirá integrar o Edge para dispositivos móveis com a versão do Edge para desktop. Desta forma, será possível para um usuário levar uma página web que estava visualizando em um dispositivo para outro, seja por questões de praticidade ou problemas na renderização do conteúdo. Além disso, será possível também compartilhar favoritos, senhas, lista de leitura e até ebooks.

Funcionalidades que aparecem no Edge para desktop também estão disponíveis na sua versão para dispositivos móveis, como o modo de navegação privativa e busca por voz (por padrão utiliza o Bing, mas pode ser configurado para adotar o Google ou o Yahoo). Um QR Code Reader permite a visualização de conteúdo em códigos QR apenas com o apertar de um botão, dispensando o uso da câmera do aparelho.

Para ter acesso às prévias do Microsoft Edge é preciso acessar a página oficial do navegador para dispositivos móveis e ativar um dos links, de acordo com o sistema operacional móvel desejado. Por enquanto, a oferta está limitada a usuários que já possuam o navegador em seus desktops, já que a página abre obrigatoriamente as páginas de ativação usando um protocolo exclusivo do Edge. Até o final do ano, o navegador móvel estará disponível para todos os usuários.