Categorias

Microsoft encerra todo o suporte para o Windows Vista

Assim como aconteceu com o Windows XP e todos os outros sistemas operacionais antes dele, a Microsoft encerrou hoje, 11 de Abril,  todo o suporte para o Windows Vista.

A partir de agora, os usuários que insistirem em continuar utilizando o sistema operacional não receberão nem mesmo atualizações de segurança e estarão expostos a ameaças.

Na prática, o encerramento do suporte ao Windows Vista deverá ter um impacto mínimo na comunidade de usuários e menor ainda nas empresas. Apesar de seu lançamento cercado de fanfarra e novas funcionalidades, o Windows Vista não conseguiu cativar o público na época e não atraiu os consumidores que preferiram continuar utilizando o Windows XP. Não por acaso, segundo dados atuais, a base de usuários ainda ativos do sistema é 0.78%, muito menor que o volume de fãs fiéis do Windows XP, que ainda se situa acima dos 8%, mesmo 4 anos depois do encerramento do suporte.

Para essa pequena parcela de usuários que não migraram para sistemas operacionais mais modernos, os próximos meses serão de incertezas. A Microsoft revelou que o Windows Vista não receberá mais qualquer tipo de atualização e foi encerrado também o suporte técnico online, seja ele pago ou gratuito. O Internet Explorer 9, nativo do sistema, também não receberá mais correções de segurança. A única forma de proteção ainda disponível, o Windows Defender, continuará recebendo atualizações, mas por um tempo limitado.