Categorias

Microsoft está dando desconto no suporte pago do Windows XP

Windows XP, o sistema que se recusa a morrer, parece que vai ganhar um pouco mais fôlego. E, desta vez, graças à própria Microsoft. A empresa está reduzindo substancialmente o valor de contratos de suporte pago acordados com grandes empresas.

Desde 8 de Abril, o veterano sistema operacional não recebe mais nenhuma atualização de segurança ou suporte da Microsoft. Mas isso não vale para grandes clientes: governos e empresas de grande porte. Um dia depois da aposentadoria oficial do Windows XP, a Microsoft teria passado a oferecer descontos de até 95% em contratos de suporte privado.

Segundo o especialista Daryl Ullman, co-fundador e diretor do Emerset Consulting Group, a Microsoft estaria reduzindo os preços para atrair clientes que não abandonaram o Windows XP, mas também não assinaram por um pacote de suporte exclusivo. Haveria um grande temor nos bastidores de que alguma vulnerabilidade atingisse esses grandes usuários e a relação entre a Microsoft e as empresas ou agências governamentais ficasse arranhada no processo.

Ulman conta o caso de uma empresa que ele prefere não identificar, com 10 mil PCs ainda presos ao sistema operacional. A empresa teria se recusado a aceitar um acordo de 2 milhões de dólares de suporte estendido duas semanas antes do prazo final do Windows XP. Depois de 8 de Abril, a própria Microsoft teria oferecido uma proposta idêntica, mas pelo valor de 250 mil dólares. Outras fontes confirmaram reduções similares ou até maiores nos valores sugeridos.

Apesar da Microsoft estar anunciando o fim do suporte ao Windows XP desde 2007 e recomendado a todos os seus clientes que migrem para sistemas mais modernos, segundo estimativas da Gartner, o sistema operacional de quase 13 anos de idade ainda está presente em cerca de 25% das empresas de todo o mundo. Os motivos incluem aplicativos internos que necessitam do Windows XP para funcionar e hardware obsoleto que tornaria a migração mais custosa que um acordo de suporte privado.