Categorias

Microsoft está desenvolvendo Inteligência Artificial capaz de programar

Agora, nem os programadores estão livres do medo de perderem seus empregos para robôs: a Microsoft Research revelou que está desenvolvendo uma Inteligência Artificial capaz de programar.

Batizada de DeepCoder e criada em parceria com a Universidade de Cambridge, o programa recebe os requerimentos do sistema do desenvolvedor e prepara o código necessário em questão de segundos.

Os algoritmos conseguem identificar o que é para ser feito e selecionam, dentro de uma vasta biblioteca de códigos alimentados em sua base de dados, quais são os fragmentos necessários para se atender uma demanda, além de reconhecer a melhor forma para reuni-los em um programa coerente. O resultado funcionando fica pronto em segundos, uma evolução significativa em relação a tentativas anteriores, que podiam demorar vários minutos para concatenar todos os códigos.

Por enquanto, os programadores não precisam ficar preocupados, uma vez que DeepCoder funciona somente com problemas que exijam até cinco linhas de código para serem resolvidos, muito longe da realidade do desenvolvimento em qualquer setor. Lembrando também que a Inteligência Artificial precisa ser alimentada com requerimentos precisos, outro fator muito longe da realidade dos desenvolvedores…

Para o pesquisador do MIT Armando Solar-Lezama, que não está envolvido no projeto, pesquisas nesse sentido tem um aspecto extremamente positivo, mesmo para programadores: “o potencial apra automação que esse tipo de tecnologia oferece poderia realmente significar uma enorme redução do esforço para desenvolver código. Repentinamente, as pessoas poderiam ser muito mais produtivas. Elas construiriam sistemas que seriam impossíveis de serem construídos antes”.