Categorias

Microsoft está trabalhando em versão do Paint para Windows 10

Durante anos, o Paint foi um dos programas mais negligenciados do Windows, com muito pouca evolução entre uma versão e outra do sistema operacional. Mas a Microsoft quer mudar isso.

Uma nova edição do Paint promete ser uma repaginada total do aplicativo, com direito inclusive a suporte para objetos em 3D, em uma possível investida no mercado de Realidade Aumentada.

Batizado por enquanto de Paint Preview, a nova versão está restrita para um grupo de usuários de teste. O novo Paint traz, além das ferramentas tradicionais de edição de imagens, recursos básicos para criar e editar modelos em 3D, mesclando conteúdo focado para comunidades sociais, adesivos e suporte a interfaces de toque ou caneta. Confira o vídeo demonstrativo liberado na sexta-feira pela Microsoft:

https://www.youtube.com/watch?v=o6TfhWY6WoI

A confirmação da existência de um novo Paint e suas capacidades coincide com os crescentes rumores de um novo Surface em desenvolvimento. De acordo com os rumores, o novo dispositivo combina o poder de um PC convencional com a flexibilidade de um tablet, com foco em toque e caneta como mecanismos de interação. Um Paint com essas características pode ser uma das aplicações matadoras usadas para promover o novo hardware.

A Microsoft agendou um evento para o dia 26 de Outubro em Nova York. A exemplo das conferências recentes da Apple e do Google, a empresa também não antecipou o que poderá ser apresentado na data, mas há fortes indícios de que pode ser algo grande. O próximo Paint pode ser uma das revelações, atrelado a um novo dispositivo rodando o Windows 10.