Categorias

Microsoft expande criptografia e aumenta proteção de dados para combater espionagem governamental

A Microsoft acaba de anunciar uma série de medidas destinadas a combater o que a gigante caracteriza como uma “ameaça persistente avançada” de espionagem do governo dos EUA.

De acordo com a empresa, essas medidas irão “garantir que os governos usem processos legais, em vez de força bruta tecnológica, para acessar dados de consumidores”. Brad Smith, conselheiro geral da Microsoft, afirmou que a gigante tem as mesmas preocupações de seus próprios clientes sobre a vigilância do governo na internet e está planejando resolver a situação com uma melhoria de criptografia, proteção legal e transparência de seu código fonte.

Para lidar especificamente com as preocupações de clientes internacionais, a Microsoft vai expandir seu programa de segurança governamental, que permite a qualquer governo inspecionar o código fonte da empresa para que possam verificar se algo está sendo escondido por agências de espionagem dos EUA. Os chamados “Centros de Transparência” estarão disponíveis na Europa, Ásia e América do Sul.

Empresa quer acabar com vigilância da NSA
Empresa quer acabar com vigilância da NSA

A Microsoft afirmou também que irá criptografar os dados que se deslocam entre seus servidores e clientes. Os planos de criptografia serão finalizados totalmente até o final de 2014. A gigante de softwares também está trabalhando com alguns concorrentes para garantir que os dados que são trocados em seus serviços, como mensagens de email, sejam protegidos no futuro.

“Queremos garantir que questões importantes sobre o acesso do governo sejam decididos por tribunais em vez de ditados por poder tecnológico”, finalizou Smith.