Categorias

Microsoft Flow é disponibilizado oficialmente

A Microsoft disponibilizou hoje para todos em caráter oficial a versão final de Flow, sua resposta para a plataforma de automação de interação entre serviços online.

O sistema, que estava em fase Beta desde Abril, é bastante similar ao IFTTT, mas é focado para o público corporativo, trazendo, além da versão gratuita, opções pagas mais robustas.

Outro grande diferencial em relação ao IFTTT é que no Flow é possível conectar múltiplos serviços em um único “fluxo”, as chamadas “receitas” do IFTTT. Por exemplo, quando uma mensagem é postada no Twitter, é possível programar o Flow para que seja enviado um email e ao mesmo tempo replique esse conteúdo no Facebook em uma única ação, ao invés de se precisar criar duas cadeias lógicas, como acontece no IFTTT.

Embora o Flow tenha suporte a um número menor de serviços (58 opções contra 366 disponíveis no rival), ele apresenta uma integração mais profunda com sistemas da Microsoft, como Office 365 e Dynamics 365, como era de se esperar. Administradores do Flow podem especificar papéis para membros de um time e determinados “fluxos” podem ser restritos para departamentos ou regiões geográficas, permitindo um controle fino do serviço.

Graças a suas funcionalidades, para o mercado corporativo, o Flow pode acabar se revelando uma alternativa de peso. Assinaturas específicas do Office 365 e Dynamics 365 passam agora a incluir também suporte ao plano intermediário do Flow, superior ao gratuito, mas com algumas restrições em relação ao plano pago.

O Flow é mais uma opção também para profissionais de marketing e usuários comuns interessados em automatizar a divulgação de seu conteúdo em redes sociais. O plano gratuito oferece suporte para um número ilimitado de contas de redes sociais diferentes e  feeds RSS, mas só pode executar 750 ações em um mês. Os planos pagos tem preços que começam em US$5 mensais, com opção de teste grátis de 90 dias.

Recentemente, publicamos uma lista com 7 alternativas de serviços de automação de redes sociais. O Flow, apesar de não ser focado nessa direção, é uma oitava ferramenta que pode ser utilizada nesse sentido e com uma relação custo-benefício bastante satisfatória.