Categorias

Microsoft lança campanha contra Gmail alegando falhas de privacidade

A campanha da Microsoft, “Don’t Get Scroogled”, voltou a atacar o Google. Dessa vez a empresa tenta convencer os usuários do serviço de e-mail a migrarem suas contas para o Outlook.com, alegando que o serviço tem problemas de privacidade.

Como argumento, a Microsoft apresenta um antigo ponto fraco do serviço de e-mail gratuito do Google:  o conteúdo de todas as mensagens enviadas ou recebidas da conta do usuário são utilizadas para determinar os anúncios mais relevantes que são colocados ao lado dessas mensagens.

De acordo com estudos realizados pela Microsoft, 70% dos consumidores entrevistados não sabiam que os grandes provedores de email costumam ler os e-mails de seus usuários para vender anúncios. Na campanha, o Outlook.com convoca os consumidores para se juntarem em uma petição pedindo que o Google pare de utilizar o método para vender anúncios.

Em sua defesa o Google enviou um comunicado explicando que acontece, afirmando que “nenhum membro de nossas equipes lê seus e-mails ou informações a fim de mostrar anúncios relacionados a eles. Um algoritmo automatizado, semelhante ao usado para definir as mensagens na Caixa de Prioridades ou filtrar spams, determina quais anúncios serão exibidos”.

No final do ano passado, a Microsoft lançou o site Scroogled e desenvolveu sua primeira campanha para o Natal: a empresa queria chamar a atenção dos internautas para as falhas do Google Shopping. Agora, o domínio está sendo usado para atacar o Gmail.