Categorias

Microsoft revela ferramenta capaz de reconhecer emoções

O time de desenvolvimento de Inteligência Artificial da Microsoft criou um programa que consegue interpretar o que um ser humano está sentindo ao analisar sua expressão facial.

A ferramenta foi demonstrada com sucesso durante o evento Future Decoded nesta quarta-feira e conseguiu reconhecer emoções a partir de fotos.

Disponibilizada em fase beta para outros desenvolvedores, o programa é capaz de identificar 8 emoções básicas: raiva, desprezo, medo, desgosto, felicidade, neutralidade, tristeza e surpresa. Utilizando aprendizado de máquina, o sistema é capaz de se auto-aperfeiçoar e aumentar sua taxa de acertos quanto mais for utilizado e corrigido.

Confira o vídeo de apresentação da ferramenta:

A Microsoft prevê múltiplas aplicações para a tecnologia, incluindo a ascensão de computadores realmente pessoais, capazes de identificar os sentimentos de seus usuários e reagirem adequadamente.

A combinação da tecnologia com outros sistemas inteligentes, como a assistente pessoal Cortana ou a tradução automática do Skype podem gerar resultados que seriam considerados ficção-científica uma década atrás.