Categorias

Microsoft lança mais atualizações de emergência para o Windows XP

Depois de publicar atualizações emergenciais para o Windows XP durante a crise do WannaCrypt, a Microsoft voltou a soltar correções de segurança para o sistema operacional.

A empresa alega que existe uma ameaça de segurança detectada, patrocinada por governos hostis, e emitiu um alerta válido para sistemas operacionais que não contam mais com suporte oficial.

“Ao revisar as atualizações para esse mês, algumas vulnerabilidades foram identificadas que apresentam um elevado risco de ciberataques por parte de organizações governamentais (…) Para lidar com esse risco, hoje nós estamos oferecendo atualizações de segurança adicionais em conjunto com nosso serviço de Atualização da Terça-Feira. Essas atualizações de segurança estão sendo disponibilizadas para todos os nossos consumidores, incluindo aqueles utilizando versões antigas do Windows”, informou a Microsoft em seu comunicado oficial.

Teme-se que nações ou organizações privadas utilizem vulnerabilidades similares à brecha de segurança que permitiu a epidemia do WannaCrypt em uma nova onda de invasões e espionagem. A Microsoft garantiu que as medidas que está tomando para prevenir esse tipo de incidente não são uma quebra da política atual de suporte, mas uma exceção pontual, visando proteger seus consumidores de uma ameaça palpável.

Embora a Microsoft não tenha fornecido detalhes ou a origem das informações que a levaram a acreditar na possibilidade de um novo ataque a sistemas operacionais antigos, o momento coincide com o novo serviço de compartilhamento de vulnerabilidades conduzido pelo Shadow Brokers.