Categorias

Microsoft lança nova Inteligência Artificial para conversação

Lembram de Tay, a Inteligência Artificial da Microsoft que não deu certo? A Microsoft lembra e acaba de lançar outra, mas com travas de segurança.

Zo funciona somente dentro da rede social Kik e está proibida de conversar sobre temas polêmicos, para evitar os  mesmos problemas que tornaram Tay um embaraço.

O chatbot foi programado para aprender as peculiaridade da linguagem humana quanto mais interagir com pessoas de verdade, da mesma forma que Tay deveria ter funcionado. Da mesma forma, ela foi projetada para conversar como se fosse uma adolescente, usando e abusando de gírias e construções de frases comuns entre o público. Entretanto, os engenheiros implementaram salvaguardas relacionadas a determinados temas para que seu banco de dados não seja manipulado por trolls como aconteceu com sua antecessora.

Para encontrar Zo, o usuário deve instalar o aplicativo gratuito Kik, disponível para iOS e Android, clicar no símbolo de mais no topo da interface e escolher a opção Discover Bots. Uma busca por “Zo” irá revelar a Inteligência Artificial da Microsoft.

Para cada usuário com quem irá conversar, ela estabelece inicialmente um “teste de personalidade” rápido para se adequar às características de seu interlocutor. E ela não está sozinha: no ecossistema do serviço Kik existem dezenas de bots similares a ela e todos são muito populares entre os jovens de 13 a 19 anos, que chegam a compor 60% do seu público alvo, segundo dados recentes.