Windows 10
Categorias

Microsoft lança primeira grande atualização do Windows 10

Nesta quinta-feira (12), Terry Myerson, vice-presidente executivo do time de Windows e Devices, anunciou que a primeira grande atualização para o Windows 10 já está disponível.

O principal foco da Microsoft nesta atualização está nos clientes corporativos. Ela inclui Windows Update for Business, Windows Store for Business, Gerenciamento de Dispositivos Móveis, Azure Active Directory Join, e novas funcionalidades de segurança.

Mas o cliente doméstico da empresa não foi deixado de lado e, de acordo com o comunicado oficial, o “Windows 10 está mais rápido, mais compatível e inclui inovações como melhorias no Microsoft Edge e suporte para visualizações de fotos com mais qualidade a partir do Explorer”. São mudanças que já vinham sendo testadas nas versões Preview mas agora são integradas no Windows 10 utilizado pelo grande público.

Com a atualização, a Microsoft promete 30% a mais de velocidade na inicialização, comparado com o Windows 7 rodando na mesma configuração. Ela também traz melhorias na assistente virtual Cortana e no navegador oficial Edge, além de integrá-los um ao outro.

Para a Microsoft, esta não é uma atualização comum, mas um marco no desenvolvimento do Windows 10, o ponto em que o sistema operacional está coeso e estável o bastante para ser recomendado para seus clientes corporativos. O Windows 10 também chegou desde esta quinta-feira no Xbox One e em diversos dispositivos móveis.

A partir de agora, o Windows 10 passa a oferecer dois serviços gratuitos para seus clientes corporativos: Windows Update for Business e Windows Store for Business. O primeiro facilita “a implantação de atualizações em suas organizações”, aliviando a tarefa da área de TI de manter diferentes equipamentos em dia com as atualizações da Microsoft. O segundo recurso permite centralizar o gerenciamento e a distribuição de aplicativos por toda uma organização.

Outros dois recursos disponibilizados para clientes corporativos são o Gerenciamento de Dispositivos Móveis o Azure Active Directory Join. Como o próprio nome diz, o primeiro unifica o gerenciamento de “toda a família de dispositivos Windows, incluindo PCs, tablets, telefones e IOT (internet das coisas)”. Já o segundo “habilita TI a manter um diretório, permitindo que as pessoas tenham um login e possam utilizar seus dados com segurança em todos os seus dispositivos Windows 10”.