Categorias

Microsoft lança versão leve do Windows 10 para Internet das Coisas

A Microsoft anunciou hoje o lançamento público do núcleo do Windows 10 IoT (a pequena versão do Windows projetado para dispositivos conectados à Internet) que rodam no Raspberry Pi 2 e MinnowBoard Max.

A versão pode funcionar em dispositivos independentemente se eles têm um display, sendo uma versão light do sistema operacional. Com isso, desenvolvedores devem criar um aplicativo universal que funcione como a interface para o seu dispositivo.

windows10

O preview do sistema operacional, que agora está disponível gratuitamente, surgiu pela primeira vez em abril, na conferência para desenvolvedores da Microsoft, a Build.

Desde então, a Microsoft o atualizou com suporte para Wi-Fi e Bluetooth, bem como melhorou o desempenho GPIO no Raspberry Pi 2.

A empresa diz que o núcleo para Internet das Coisas é projetado para facilitar na hora de construir dispositivos profissionais, e trabalha com uma variedade de linguagens open source.

Se você quiser tentar criar software para a Internet das Coisas, precisará da versão de lançamento do Windows 10 (Build 10240) e o Visual Studio 2015 no seu dispositivo de desenvolvimento. O núcleo em si pode ser baixado gratuitamente aqui.