Categorias

Microsoft lança Windows Server 2016 e System Center 2016

Depois de meses de versões preliminares, a Microsoft finalmente disponibilizou mundialmente ontem o Windows Server 2016, assim como o System Center 2016 e novos serviços para Operations Management Suite.

Alardeado como o “sistema operacional pronto para a nuvem”, a nova versão do Windows para servidores já foi testado por meio milhão de clientes corporativos e vem repleto de novas funcionalidades.

Segundo a Microsoft, “a opinião dos clientes é um impulso importante para os recursos que disponibilizamos em nossos produtos. Os consumidores nos dizem que enfrentam grandes mudanças conforme evoluem processos e aplicações para entregar soluções de negócios mais rápidas e poderosas, ao mesmo tempo em que têm de operar cargas de trabalho de forma mais segura e eficiente. As opiniões dos consumidores inspiraram o design do Windows Server 2016”.

O novo sistema operacional para servidor está focado em três evoluções principais:

  • Segurança avançada multinível: A Microsoft se comprometeu a dar à TI “o poder de ajudar a prevenir ataques e detectar atividades suspeitas com os novos recursos para controlar acessos privilegiados, proteger máquinas virtuais e fortalecer a plataforma contra ameaças emergentes”.
  • Datacenter definido por software: Segundo a empresa, “o Windows Server 2016 é um sistema operacional mais flexível e de melhor custo-benefício para qualquer datacenter, utilização de computação definida por software, armazenamento e recursos de rede inspirados pelo Azure”.
  • Plataforma de aplicações pronta para a nuvem: O Windows 2016 oferece “novas formas de entregar e rodar tanto aplicações já existentes quanto as nativas na nuvem – seja localmente ou no Microsoft Azure – usando novas capacidades como Windows Server Containers e a opção de implantação leve Nano Server”.

Mais informações sobre o Windows Server 2016 podem ser conseguidas no site oficial do produto.