Categorias

Microsoft leva Inteligência Artificial para aulas da Unip/ Objetivo

A Microsoft e a instituição educacional Unip/Objetivo anunciaram o desenvolvimento de uma nova ferramenta que vai transformar a maneira como alunos interagem e fazem pesquisas em acervos de videoaulas.

Baseada em recursos da Cortana Intelligence Suite, que roda na plataforma Azure, a tecnologia traz agilidade, dinamiza e torna mais acessível o uso de conteúdos audiovisuais no aprendizado.

O novo sistema baseado em Inteligência Artificial e nuvem Microsoft possui funções como legendas simultâneas em até seis idiomas, além de buscas indexadas ao conteúdo. Na prática, isso significa que se o aluno estiver buscando um trecho específico do vídeo, basta pesquisar um determinado termo e ele poderá acessar exatamente os trechos que se referem ao tema. Desta forma, o aluno não precisa mais assistir um vídeo inteiro em busca da parte que mais lhe interessa. O recurso também  garante acessibilidade para alunos com deficiências auditivas.

As principais funcionalidades da solução de vídeo são:

  • Legendas automáticas e indexadas com o vídeo;
  • Legendas em seis idiomas, usando API do sistema de buscas Bing;
  • Busca por palavras dentro das falas do professor, também indexado ao vídeo;
  • Uso massivo da solução de streaming multi-plataforma.

“Um dos compromissos da Microsoft no Brasil é contribuir para o desenvolvimento da Educação e do Empreendedorismo. Democratizar a Inteligência Artificial, em exemplos como o dessa parceria, faz parte dos nossos esforços para aprimorar o ensino por meio da tecnologia e também para formar estudantes prontos para as novas necessidades do mercado de trabalho”, afirma o diretor de Educação da Microsoft Brasil Antonio Moraes.

“A implementação da Inteligência Artificial no ensino auxiliará o aluno a entender, vivenciar e experimentar o conteúdo, aumentando a sua experiência prática que será aplicada no mercado de trabalho”, avalia Marcelo Souza, Diretor de Tecnologia da Unip/ Objetivo. “Nos surpreendeu a facilidade da implementação da camada de Inteligência da Cortana Inteligence Suite, em 20 dias lançamos o projeto em sua versão final”, revela Marcello Vannini, Gerente de Tecnologia e Mídias da instituição.