Categorias

Microsoft prepara evolução do Javascript

O Javascript já não é mais o mesmo!
A Microsoft revelou na semana passada que está trabalhando na evolução do Javascript. O Typescript é uma nova linguagem de programação que permitirá produção de código em larga escala e conectado ao servidor.

Quem está encabeçando a iniciativa é Anders Hejlsberg, o pai do C#. A especificação da linguagem já está disponível em https://www.typescriptlang.org/#Community e também foram lançados plugins para o Visual Studio 2012 e outros editores. O objetivo do Typescript é fornecer ferramentas melhores para desenvolvedores web e aplicativos que já estão explorando ao máximo o potencial do Javascript, além de fornecer soluções para integração com o servidor e aplicações rodando na nuvem.

Mas isso representa o fim do Javascript? A resposta é não. Segundo Soma Somasegar, Vice-Presidente da Divisão de Desenvolvimento da Microsoft, “todo código Javascript pronto já é código Typescript”. A abordagem da criação da nova linguagem foi no sentido de extender, não de alterar as funcionalidades da linguagem já existente. Somasegar completa: “criar aplicações de larga escala em Javascript é complicado; o Typescript torna mais fácil”.