Categorias

Microsoft Teams é sério competidor para o Slacks

A Microsoft revelou ontem em um evento dedicado à suíte Office mais um novo membro do pacote de aplicativos: Teams, um sério competidor à hegemonia do Slacks no ambiente de trabalho.

A ferramenta de gerenciamento e comunicação de equipes será incorporada ao Office 365 em breve, se integrando nativamente com Skype, Word, Excel e outras aplicações da plataforma.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella apresentou pessoalmente Teams e o descreveu como “um espaço de trabalho baseado em conversação, desenhado para facilitar colaboração em tempo real ao mesmo tempo que constrói o conhecimento institucional de um time”. Ele agrega elementos de conversação em texto, áudio e vídeo, com um sistema de anotações, calendário e planejamento de reuniões em uma única interface. Confira o vídeo introdutório:

https://youtu.be/nKU-FMzZFF0

A reação do Slack à súbita competição talvez tenha sido o mais surpreendente do anúncio da Microsoft. A startup comprou uma página inteira na edição desta quarta-feira do jornal The New York Times para publicar uma carta à Microsoft, antes mesmo da revelação oficial do Teams. No texto, ela critica duramente a rival: “você não irá criar algo que as pessoas realmente amam fazendo uma grande lista das funcionalidades do Slack e simplesmente marcando esses itens. A revolução que levou milhões de pessoas a migrarem para o Slack foi e continua sendo dirigida por algo muito mais profundo”.

A carta, que também está disponível online, acrescenta que o que diferencia o Slack de qualquer solução que a Microsoft possa criar está presente na plataforma aberta, capaz de se integrar com produtos de outras empresas e não apenas de um ecossistema fechado e também “amor” e disposição para atender às necessidades dos usuários com máxima eficiência. O texto também proclama, com direito a negrito: “Slack está aqui para ficar“.

Durante o evento de apresentação, a Microsoft não se manifestou sobre a carta aberta. No momento, Teams já está disponível em forma de prévia para 181 países e desenvolvedores de outras empresas e a Microsoft promete disponibilizá-lo em sua versão final para todo mundo no primeiro trimestre de 2017. Asana, GitHub, Hootsuite, Twitter e Zendesk já anunciaram integração com a plataforma.