Categorias

Microsoft vai levar Cortana para a Internet das Coisas

“Qualquer tipo de dispositivo inteligente com uma tela agora pode aproveitar a Cortana”. A frase é da executiva Carla Forester, da Microsoft, e revela a nova abordagem da empresa.

O objetivo é levar a assistente virtual do Windows 10 para a Internet das Coisas e isso inclui geladeiras, termostatos e até torradeiras, basta o desenvolvedor desejar.

A proposta foi revelada por completo durante a WinHEC desse ano, a conferência da Microsoft dedicada a fabricantes de hardware e desenvolvedores, que aconteceu na semana passada, na China. A apresentação de Forester, sobre os avanços do Windows 10 no universo da Internet das Coisas, foi disponibilizada no fim da tarde de ontem no site oficial e pode ser assistida abaixo, na íntegra:

A investida faz parte da atualização Windows 10 Creators Update, a próxima grande atualização do sistema operacional programada para ser lançada em Março do ano que vem. Mas a Microsoft tem pressa para que os desenvolvedores de dispositivos estejam preparados para integrar Cortana e outras funcionalidades do Windows 10 até lá ou imediatamente depois. Para Forester, essas mudanças o sistema “irão habilitar vocês a construir dispositivos com telas, de forma que vocês obtenham essa imersiva experiência de Cortana”.

Entre os recursos que serão disponibilizados estarão a possibilidade de fazer com que os aparelhos domésticos “despertem” com um comando de voz do usuário e que consigam captar e compreender a linguagem humana dentro de um aposento.

A iniciativa poderá colocar Cortana de frente em uma acirrada disputa pela sala de estar, iniciada pelo Amazon Echo e que também já conta com a concorrência do Google Home. Sem desejar lançar um novo produto e batendo firme na tecla de transformar o Windows 10 em um sistema universal, a Microsoft revitaliza Cortana para um novo mercado e agora depende de angariar desenvolvedores de dispositivos para concretizar essa entrada na corrida dos assistentes domésticos.