Categorias

Microsoft vai permitir que jogadores do Xbox One disputem partidas com jogadores de outras plataformas

O impossível aconteceu e a Microsoft anunciou hoje que irá viabilizar que jogadores do Xbox One disputem partidas online com jogadores de outras plataformas, mesmo rivais.

A funcionalidade batizada de cross-play precisará ser implementada pelos desenvolvedores daqui para a frente, mas já é um primeiro passo para um ecossistema mais integrado entre jogadores de consoles e de PC.

O primeiro título a usufruir do cross-play será Rocket League, que permitirá partidas online entre jogadores no Xbox One e no Windows 10, com o convite “aberto para outras plataformas”, como esclareceu a empresa em seu comunicado. O recurso será totalmente opcional e jogadores da Xbox Live que quiserem continuar jogando somente com jogadores da mesma rede não serão forçados a adotar o cross-play.

Até o momento, o cenário era bastante compartimentalizado: jogadores da Xbox Live estavam limitados à sua rede, enquanto jogadores da PlayStation Network ou do Steam ou do Origin também permaneciam cada um em suas respectivas redes, com raras exceções, como a integração entre o Steam e o GOG para alguns títulos. Com a iniciativa, a Microsoft pretende unir todas as tribos e acabar com as fronteiras artificiais.

Será esse o primeiro passo para o fim da guerra dos consoles? Ou será que essa cisão entre fãs de cada plataforma será transformada em uma rivalidade, sadia ou não, dentro das partidas virtuais? Os primeiros jogadores que entrarem em seus carros para dividir a bola em Rocket League em breve terão as respostas.