Categorias

Microsoft vai portar o SQL Server para Linux

O que seria impensável dez anos atrás está acontecendo diante de nossos olhos: o SQL Server vai rodar em servidores Linux a partir de 2017 graças à iniciativa da própria Microsoft.

O projeto foi anunciado no final da tarde desta segunda-feira por

Para o executivo, a estratégia irá “habilitar o SQL Server para entregar uma plataforma de dados consistente ao longo do Windows Server e do Linux, seja em instalações ou na nuvem”. E afirmou que “SQL Server no Linux irá oferecer aos consumidores ainda mais flexibilidades em suas soluções de dados”.

SQL-Loves-Linux

Paul Cormier, Presidente de Produtos e Tecnologias da Red Hat, também ficou eufórico com o anúncio: “as comprovadas experiência empresarial  e capacidade do SQL Server oferecem uma vantagem valiosa para os consumidores Linux empresariais ao redor do mundo. Nós acreditamos que nossos clientes irão saudar essa notícia e estão felizes em ver a Microsoft ampliando mais seu investimento no Linux”.

Inicialmente, a versão estará disponível de forma exclusiva para alguns usuários selecionados e somente com suas funcionalidades centrais, mas uma versão definitiva do SQL Server para Linux deverá ser lançada globalmente a partir de 2017. Empresas e analistas de dados interessados podem se inscrever para participar da prévia na página oficial. As vagas para teste são limitadas.