Categorias

Militares desistem de usar robôs para transporte de equipamento

As Forças Armadas dos Estados Unidos cancelaram oficialmente a parceria com a Boston Dynamics para o uso de robôs para transporte de equipamento no campo de batalha.

O projeto batizado de Legged Squad Support System (LS3) falhou em um único quesito vital para os militares: furtividade. O robô capaz de carregar 400 quilos de carga é barulhento demais.

De acordo com Kyle Olson, porta-voz do Laboratório de Combate dos Fuzileiros Navais, “enquanto os fuzileiros estavam usando o LS3, havia esse obstáculo de ver as possibilidades potenciais devido às limitações do robô em si. Eles o viram como ele é: um robô barulhento que vai entregar sua posição”. Veja um teste de campo do transportador e tire suas próprias conclusões:

O problema do LS3 não é novo. Seu antecessor, o BigDog, era impulsionado por dois motores de kart e foi solicitado pelos militares que o projeto melhorasse o barulho produzido por seus motores. Infelizmente, o novo modelo não atendeu ainda aos padrões necessários de discrição exigidos em território inimigo. Oficialmente, não haverá mais “experimentos futuros ou atualizações”, segundo o comunicado divulgado.

A Boston Dynamics foi adquirida pelo Google em 2013 e está menos dependente de seus contratos com a indústria militar, então o cancelamento do LS3 não deve afetar o futuro da empresa. O robô, por enquanto, parece ter encontrado seu lugar ao lado da Mamãe Noel

Em contrapartida, as Forças Armadas dos Estados Unidos afirmam que a parceria foi produtiva e que aprenderam muito com a tecnologia autônoma. Apesar desse revés, é quase certa a presença de robôs nos campos de batalha do futuro próximo.