Categorias

“Minecraft 2” entra no ranking dos mais baixados do iTunes

Um falso “Minecraft 2” conseguiu figurar no quarto lugar do ranking dos aplicativos pagos no iTunes, burlando a fiscalização da Apple e ludibriando muitos consumidores.

Cobrando 7 dólares por instalação, o jogo nem mesmo tem qualquer semelhança com o Minecraft original. O jogador controla o personagem Scorpion, da franquia Mortal Kombat, no centro da tela e precisa vencer zumbis que avançam.

Segundo o site Eurogamer, que pagou pelo jogo para testar, a fraude na verdade nem funciona direito e trava o iPhone depois de alguns minutos de uso. Apesar da baixíssima qualidade e da violação de diversas regras da própria loja, a Apple até o momento não tomou nenhuma medida contra o jogo e ele continua à venda no iTunes.

minecraft-2-screenshot
Sim, isso é vendido como “Minecraft 2”!

Jogos clonados de títulos mais famosos ou que reciclam personagens e elementos de outros são comuns nas plataformas móveis e um problema bastante antigo. O criador de “Minecraft 2” clonou até mesmo seu nome: ele se apresenta como Scott Cawthorn na loja, um nome claramente inspirado em Scott Cawthon, o verdadeiro criador da bem-sucedida franquia de horror Five Nights at Freddy’s.

O Cawthorn falso tem outros jogos cadastrados no iTunes, todos eles imitações de títulos conhecidos. Além de Minecraft, Mortal Kombat e, claro, Five Nights at Freddy’s foram alvo do golpista, que provavelmente deve ter faturado alto iludindo um número tão alto de usuários.

A Mojang, desenvolvedora de Minecraft, entrou em contato com a Apple para a remoção da falsa “continuação”, mas é quase certo que novos golpes ainda deverão passar pelo processo de aprovação e aparecer nas lojas virtuais.