Categorias

Minecraft também fará parte da Hour of Code

Depois de confirmar a presença dos personagens de Star Wars, o programa de incentivo à programação Hour of Code agora anuncia uma parceria com a Microsoft para inserir Minecraft no projeto.

A fundação sem fins lucrativos Code.org e a Microsoft irão utilizar os personagens e os blocos do jogo para criar um tutorial gratuito de uma hora de duração para estimular o estudo da programação entre os jovens.

O tutorial já pode ser acessado na página oficial do projeto, inclusive em português. A lição é simples e pode ser aplicada em crianças a partir dos 6 anos de idade. Através do tutorial, é possível conhecer os princípios básicos da programação com 14 desafios que utilizam elementos de Minecraft e a participação de Jens Bergensten, um dos programadores remanescentes da Mojang.

Para Satya Nadella, CEO da Microsoft, “uma parte fundamental de nossa missão de conceder poder a cada pessoa do planeta está em equipar os jovens com um pensamento computacional e habilidades de resolução de problemas para obterem sucesso em um mundo cada vez mais digital. Com Minecraft e a Code.org, nós visamos acender a criatividade na próxima geração de inovadores de uma forma que seja natural, colaborativa e divertida”.

Hadi Partovi, CEO e fundador da Code.org, elogiou a generosidade da Microsoft e aprovou a escolha de Minecraft como tema: “o tutorial deste ano irá conceder poder a milhões de aprendizes ao redor do mundo para explorar como um jogo que eles amam na verdade funciona e irá inspirá-los a impactar o mundo para criar sua própria tecnologia ou aplicativos”.