Categorias

Ministério do Trabalho lança aplicativo para procura de emprego

O Ministério do Trabalho em parceria com a Dataprev lançou nessa terça-feira um aplicativo para facilitar a procura de emprego.

Batizado de Sine Fácil, o aplicativo faz parte de uma iniciativa que também inclui um portal de vagas e busca agilizar tanto os trâmites da requisição de seguro-desemprego como a recolocação do profissional no mercado.

Por enquanto, o Sine Fácil está disponível somente para a plataforma Android, mas o governo prometeu que uma versão para iOS está a caminho e deverá ser lançada em breve. Através dele, o trabalhador poderá “encontrar, de forma prática e rápida, vagas de emprego adequadas ao seu perfil”. O sistema avalia ofertas próximas ao local de residência do usuário, assim como sua experiência profissional. Confira como funciona a novidade:

Para ativar o aplicativo é necessário um QR Code individual, obtido através do portal Emprega Brasil, também lançado nessa terça-feira. Para quem preferir, o código pode ser solicitado nas unidades físicas  de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), assim como também consta no termo de homologação que o trabalhador recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro-desemprego.

De acordo com Humberto Mykaell, gerente de produtos de Previdência e Trabalho da Dataprev, através do Sine Fácil, “vamos conseguir reduzir as filas e a burocracia. Com isso,uma maior comodidade para aquele trabalhador acompanhar como está seu seguro-desemprego”.