Categorias

Missão da NASA irá mandar tuítes e fotos do Instagram para asteróide

A NASA está preparando uma missão de nove anos de duração rumo ao asteróide Bennu. Além de estudar o corpo celeste, a espaçonave também irá levar uma seleção de tuítes e fotos do Instagram para passear ao redor de Bennu.

Batizada de Origins-Spectral Interpretation-Resource Identification-Security-Regolith Explorer (OSIRIS-REx), a espaconave será lançada da Terra em 2016, chegará na órbita do asteróide em 2019, fará um mapeamento e coletará amostras até 2021 e retornará à Terra em 2023.

O objetivo da OSIRIS-REx é estudar melhor o asteróide de 493 metros de diâmetro. Existe uma possibilidade de que Bennu se choque contra a Terra no futuro, então serão analisados sua composição, massa, aceleração e outros fatores para calcular melhor essa chance.

A NASA também visa compreender melhor o processo de formação do Sistema Solar. O asteróide já foi descrito como uma “cápsula do tempo” do período e pode fornecer pistas sobre a origem dos planetas que orbitam o Sol.

Aproveitando a viagem, a OSIRIS-REx também irá levar e trazer em sua jornada um microchip contendo a gravação de 50 tuítes e 50 fotos de Instagram selecionadas pela NASA. A agência americana pede que os usuários utilizem a hashtag #AsteroidMission e respondam como acham que estará a exploração espacial em 2023.

A OSIRIS-REx funcionará também como uma cápsula do tempo, trazendo do passado as expectativas de 100 pessoas para o futuro do homem no espaço.