Categorias

MIT cria cinema 3D sem óculos especiais

Que tal ir ao cinema ver um filme em 3D e não usar aqueles óculos? Impossível? Não para o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os pesquisadores da universidade norte-americana desenvolveram uma tela que permitiria que a audiência visse os efeitos em 3D de qualquer posição da sala de cinema, sem precisar de óculos.

Um time de cientistas do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT projetou o que chamaram de Cinema 3D, combinando 50 conjuntos de espelhos e lentes para projetar em teoria diferentes imagens e ângulos para cada posição das cadeiras dentro da sala de cinema, oferecendo um resultado final de profundidade para todos os espectadores. Confira o vídeo explicativo criado pelos pesquisadores:

Para o professor Wojciech Matusik, um dos responsáveis pelo projeto, “abordagens existentes do 3D sem óculos exigem telas cujos requerimentos de resolução são tão enormes que elas completamente impraticáveis. Essa é a primeira abordagem técnica que permite 3D sem óculos em uma larga escala”.

O protótipo desenvolvido pelo MIT tem a largura um pouco maior que uma folha de papel, mas funcionou de forma consistente dentro de um auditório, oferecendo imagens em três dimensões para diferentes cadeiras no espaço físico. Os pesquisadores estudam agora uma forma comercialmente viável de aplicar a tecnologia para salas de cinema.