Monzo
Categorias

Monzo, da Madfinger: construção de modelos no seu dispositivo Android ou iOS

A Madfinger Games é bastante conhecida no universo dos jogos para dispositivos móveis. Seu maior sucesso, atualmente, talvez seja o shooter Dead Trigger, disponível para iOS, Android e Facebook, gratuitamente. Um game no qual lutamos contra zumbis e que recebe atualizações constantes, além de já ter feito parte de diversos torneios promovidos pela empresa.

A Madfinger também possui outros jogos em seu portfolio, como Shadowgun e Shadowgun Deadzone, ambos também muito bonitos, e acaba de lançar um novo título. Na verdade, trata-se de um aplicativo que permite a construção de modelos.

Você já deve ter visto aqueles kits de construção de modelos (ou até mesmo possuído ou lidado com um) diversos: aviões, navios, carros, motos, máquinas, naves espaciais, etc. Kits contendo as peças necessárias e um guia, por exemplo, para que a pessoa então vá montando tudo, com calma, com o auxílio de cola, tesoura, estiletes, etc.

Monzo

Pois é justamente isto que a Madfinger trouxe para smartphones e tablets Android e iOS. Seu último lançamento, chamado Monzo, é um aplicativo que permite a construção de modelos. Modelos virtuais, vale lembrar. Modelos os mais diversos, sem cola, sem tesoura, sem facas, sem nada disto. Tudo diretamente nas telas touch screen, incluindo o manual.

O aplicativo é bastante intuitivo, e trata o processo de construção de maneira tal a fornecer o máximo de realismo possível ao usuário. O usuário é quem deve virar as páginas do manual, as quais possuem os esquemas, a indicação de onde cada uma das peças deve ser inserida. As peças necessárias permanecem à esquerda, e durante a montagem, basta que elas sejam arrastadas com o dedo para a posição correta.

Podemos usar zoom (inclusive no manual), o modelo pode ser girado em 360 graus, e um prático tutorial ensina o básico, assim que abrimos o Monzo pela primeira vez (na verdade, este tutorial também nos fornece o primeiro modelo, um carro – são 42 peças).

A Madfinger firmou uma parceria com a Revell, empresa que atua no ramo de kits de montagem há mais de 50 anos, e são justamente os modelos desta empresa que podem ser construídos dentro do Monzo.

Monzo
Construindo um Messerschmitt BF 109 G-6

Com o construtor de modelos digitais Monzo, todos vão encontrar suas categorias favoritas e os próprios níveis de complexidade. As ilimitadas possibilidades para a criação de seus próprios designs, recursos de fotomontagem e suporte total para compartilhamento nas redes sociais faz do Monzo o protótipo ideal para uma aplicação móvel moderna“, disse David Semik, presidente do Monzo Project.

É muito bacana construir dentro do Monzo. Cada kit nos é apresentado inicialmente como uma caixa. Temos uma versão em 3D de sua caixa real, muito bonita por sinal, a qual também pode ser movimentada em 360 graus. Podemos abri-la e escolher com qual conjunto iremos iniciar.

Terminado um projeto, podemos pintá-lo com grande liberdade, e até mesmo nele aplicar diversos adesivos. Diversos efeitos e filtros também podem ser usados, além de backgrounds variados. O modelo virtual também pode ser “aplicado” à paisagem ou pano de fundo que desejarmos, devido à integração da app com a câmera do dispositivo. Compartilhá-lo nas redes sociais também é muito simples (também é possível enviá-lo por e-mail ou Bluetooth).

Monzo

Determinadas partes de um modelo finalizada também são interativas: portas de um carro ou o capô do motor podem ser abertas, e por aí vai. Vale lembrar que o Monzo é gratuito, os kits de construção é que devem ser adquiridos separadamente, lembrando que os preços começam em US$ 0,99. Diversos kits já se encontram disponíveis, e a Madfinger promete incluir novos com bastante frequência.

Este é um aplicativo bem diferente de tudo o que a desenvolvedora baseada na República Checa lançou até hoje. Um aplicativo muito interessante, aliás, capaz de entreter crianças e adultos por bastante tempo.

Monzo

Vale também lembrar que os modelos são todos em alta resolução. Catapultas, dinossauros, carros, motos, navios, armas, máquinas diversas, aviões, tanques de guerra, etc: baixe o Monzo para seu dispositivo Android ou iOS, escolha um modelo e comece a construir. Veja o trailer: