Categorias

Moto-robô da Yamaha desafia campeão do motociclismo

Depois de exibir seu Motobot na última Tokyo Motor Show e divulgado fotos promocionais do robô-piloto, Yamaha libera vídeo desafiando ninguém menos que o campeão Valentino Rossi.

Com uma voz metálica, o Motobot avisa ao piloto humano: “eu fui criado para superar você. Eu estou aprimorando minhas habilidades todos os dias”.

No vídeo, é possível ver pela primeira vez o impressionante robô em funcionamento. Ele é capaz de manter a estabilidade da moto em alta velocidade, se inclinar e até mesmo acelerar como um profissional. Confira o vídeo:

https://youtu.be/4asCK8yamb0

Apesar de alternar a apresentação da moto com imagens da vida e da carreira do campeão de MotoGP Valentino Rossi, o objetivo da Yamaha não é competir contra seres humanos. O Motobot ainda tem um longo caminho pela frente e uma de suas metas é correr a 200 km/h em uma moto não-modificada em uma pista de corrida.

Com as descobertas conquistadas com o projeto do Motobot, a Yamaha pretende melhorar a segurança e a estabilidade de suas motos para pilotos humanos e usar a tecnologia para “ser pioneira em novas oportunidades de negócios”. Se esta última parte significa mesmo superar corredores humanos, talvez seja mesmo melhor Valentino Rossi levar o desafio à sério.