Categorias

Mouse de Steve Jobs é encontrado em cápsula do tempo

Depois de esperar décadas para ver o interior da famosa cápsula do tempo de Steve Jobs, arqueólogos finalmente a acharam na semana passada, e com ela veio um mouse de 30 anos do co-fundador da Apple.

Em 1983, no final da Conferência Internacional de Design em Aspen, no Colorado, os organizadores colocaram uma cápsula do tempo em um campo da cidade. Muitos na conferência contribuíram com itens, incluindo o co-fundador da Apple, que ofereceu o mouse usado durante sua apresentação no evento.

Mouse foi descoberto depois de 30 anos
Mouse foi descoberto depois de 30 anos

O plano original era desenterrá-la em 2000, mas ao longo do caminho a localização exata do objeto acabou sendo perdida. Os organizadores sabiam onde ela havia sido enterrada, mas não o local exato, principalmente porque a área foi mudada ao longo dos anos.

Mas a espera finalmente acabou. Com a ajuda do National Geographic Channel, os envolvidos na busca original finalmente acharam o que tanto procuravam. Mas o mouse de Jobs não seria fácil de achar: o objeto estava escondido em meio a centenas, ou mesmo milhares, de outros artefatos visto pela última vez em 1983 e demorou cerca de uma semana para ser descoberto.

A cápsula do tempo também continha um disco de vídeo, criado pelo fundador do laboratório de mídia do MIT, Nicholas Negroponte, com um mapeamento em 3D de Aspen. Além disso, havia um roteiro de uma séria da NBC, um catálogo da Sears de 1983, uma câmera Instamatic Kodak e fitas VHS da conferência de design e da cerimônia de “enterro” da cápsula.