Categorias

Mozilla anuncia seu novo CEO provisório

A Mozilla anunciou nessa segunda-feira (14) seu mais novo CEO interino. Chris Beard, executivo da empresa de longa data, servirá como chefe provisório da organização.

A nomeação vem uma semana e meia depois de Brendan Eich deixar o cargo de CEO em meio a críticas e polêmicas por uma doação que ele fez em 2008 para a Proposition 8, uma iniciativa que visa proibir o casamento homossexual na Califórnia.

Beard fez parte do gerenciamento de produtos da Mozilla no início da empresa e mais tarde serviu como diretor de marketing, ficando de 2004 a meados de 2013 na posição.

Beard entrará no lugar de Eich
Beard entrará no lugar de Eich

“Pretendemos utilizar os recentes acontecimentos como um catalisador para desenvolver e expandir a liderança da Mozilla”, disse o presidente-executivo da Mozilla, Mitchell Baker.

A nomeação de Chris como nosso CEO interino é um primeiro passo neste processo. Os próximos passos incluem um plano de longo prazo para a função de CEO, acrescentando membros do conselho que podem ajudar a Mozilla a ter sucesso e continuar nossos esforços para apoiar ativamente cada Mozillian (usuários do Mozilla) para chegar ao seu pleno potencial como um líder.

A partida de Eich ocorreu após mais de uma semana de análises, durante a qual diversos funcionários da Mozilla pediram publicamente que ele renunciasse. A polêmica foi tão grande que o site de namoros online OkCupid colocou um aviso pedindo para que usuários mudassem de browser.

Mozilla mais tarde afirmou que Eich não foi demitido nem estava sendo pressionado pela diretoria a demitir-se. Em vez disso, ele “apresentou voluntariamente” a sua demissão.