Categorias

Mozilla e Epic mostram Unreal Engine 4 rodando nativamente no Firefox

A Epic Games e a Fundação Mozilla revelaram como o motor gráfico Unreal Engine 4, normalmente associado a jogos de última geração, consegue rodar nativamente no Firefox sem a necessidade de qualquer plugin.

Por enquanto a demonstração não está aberta ao público, mas o vídeo abaixo dá uma amostra de como as demos Epic’s Soul e Swing Ninja são executadas dentro do navegador com resultados surpreendentes:

A chave da tecnologia é Javascript, através do framework asm.js, desenvolvido pela Mozilla em 2013. Em um ano, os engenheiros da empresa conseguiram melhorar drasticamente a performance e ampliar os horizontes do que é possível ser feito em termos de jogos para web. O framework é capaz de ser executado em outros navegadores, mas há otimizações específicas para o Firefox que garantem uma experiência mais veloz e suave.

“Usando Emscripten para compilação cruzada C e C++ para asm.js, os desenvolvedores podem rodar seus jogos em velocidades próximas da nativa e assim encarar a Web como mais uma plataforma”, garante Brendan Eich, CTO e SVP de Engenharia na Mozilla.

Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games também está confiante no futuro: “Nós acreditamos que a Web tem um papel crucial a representar no futuro do desenvolvimento e distribuição de jogos e a Mozilla é comprovadamente o catalisador que irá tornar isso possível”.

As duas empresas prometem exibir mais detalhes dos produtos na próxima Game Developers Conference, na próxima semana.