Categorias

Mozilla está trabalhando em projeto para aprimorar experiência de navegação

Mozilla trabalha em projeto ambicioso para modificar experiências de navegação
Mozilla trabalha em projeto ambicioso para modificar experiências de navegação

A Mozilla está trabalhando em um projeto que deve transformar o Firefox em uma espécie de repositório central para a lista de todos os interesses do usuário. Hoje, muitos sites oferecem experiências personalizadas, e é muito comum que usuários, inadvertidamente, “troquem” informações pessoais por experiências melhores. A proposta do novo projeto da Mozilla é que, ao invés de compartilhar seus interesses, o Firefox possa separar seus hobbies e interesses simplesmente ao verificar o histórico do browser.

A ideia não é novidade para a organização, que já havia “brincado” com essa possibilidade anteriormente, e hoje, a empresa deu a entender que está envolvida em uma discussão bem longa com a indústria da propaganda sobre como eles tratam os cookies e o recurso “Não Rastrear”.

A ideia por trás da proposta é que os usuários possam compartilhar seus interesses com os websites que visitam de forma explícita e transparente. Com isso, esses sites poderão adaptar as experiências de acordo com as preferências de cada usuário, sem precisar criar um perfil com os interesses de cada um. Assim, um site poderá oferecer uma navegação personalizada, mesmo que seja a primeira vez que o usuário acessa aquela página.

– Nós queremos dar aos indivíduos uma maior participação em suas interações web, para que eles possam obter o que desejam mais facilmente. Nossa meta com a Personalização de Usuário é melhorar a qualidade da experiência do usuário. Para alcançar esse objetivo, as interações deverão fornecer aos consumidores opções de quanto e quais tipos de informação o usuário precisa visualizar, para chegar a resultados e serviços mais relevantes para suas necessidades na web – afirmou o vice-presidente sênior de negócios e assuntos legais da Mozilla, Harvey Anderson.

Atualmente, a Mozilla está apenas experimentando essas ideias, mas isso não significa que algo vai ser implementado efetivamente no Firefox, no futuro. Porém, na primeira vez que a Mozilla abordou esse tópico, a companhia notou que os sites optariam por não rastrear as informações compartilhadas pelos usuários e, naquele momento, a ideia foi utilizada para das aos usuários um controle maior do quanto de informações eles queriam compartilhar com as páginas.

Atualmente, a Mozilla quer apenas “iniciar as conversas”, o que, em tese, é bastante simples, uma vez que a indústria da propaganda tem observado atentamente cada movimento da Mozilla.