Categorias

Mozilla vai abandonar versão do Firefox para o Windows 64-bit

Mozilla abandona Firefox 64-bit

A Mozilla está abandonando o Firefox 64-bit para Windows. Na última sexta, o gerente de engenharia Benjamin Smedberg postou uma mensagem no fórum de discussão entitulada “desativando builds para win64”. E ontem, ele declarou que a versão 64-bit do Firefox para o Windows nunca veria a luz do dia.

Uma das principais razões alegadas por Smedberg para o abandono do projeto foi a falta de disponibilidade de plugins, e o fato de que os poucos plugins existentes não funcionam corretamente.

O engenheiro também pediu para que os desenvolvedores parassem de criar aplicações, e convertessem softwares win64 já existentes para a versão 32-bit, utilizando um update lançado pela Mozilla.

A decisão pode se tornar um problema para a Mozilla, já que uma parte de seus usuários e desenvolvedores podem “deixar de acreditar” no navegador, e migrar para o Google Chrome.

Outro ponto negativo da movimentação da Mozilla é que, com essa desistência, usuários do Windows 64-bit acabam ficando praticamente sem opções. Os usuários podem contar apenas com o Internet Explorer e o Opera nessa versão do sistema, visto que nem o Chrome e nem o Safari oferecem versões 64-bit.