Categorias

Mudanças no WhatsApp causam revolta dos usuários no Brasil

o WhatsApp voltou a ser o assunto mais comentado nas redes sociais no Brasil, mas desta vez não foi por causa da Justiça nacional: mudanças no aplicativo desagradaram os usuários.

Chamada de Status do WhatsApp, a nova funcionalidade é acusada pelos internautas brasileiros de imitar funcionalidades do Snapchat e se afastar do que acreditam ser a forma correta do aplicativo mais utilizado no país.

A atualização do aplicativo foi distribuída para todos os usuários nacionais ontem, depois de estrear lá fora sem tanta polêmica. Por enquanto, as modificações são irreversíveis: o modo Status utiliza fotos, adesivos, vídeos emojis e textos para contar histórias sobre o que o usuário está fazendo, com prazo de validade de 24 horas, de uma forma que lembra muito o conceito do Snapchat (também copiado pelo Instagram, outro produto do Facebook). Seu atalho entrar no lugar do antigo Contatos.

Segundo a empresa, “há oito anos, em fevereiro de 2009, começamos a escrever as primeiras linhas de código de algo que eventualmente se tornaria o WhatsApp. A ideia original por trás deste projeto, era a de desenvolver um aplicativo onde você poderia dizer aos seus amigos e outros contatos o que estivesse fazendo naquele momento”. Para Jan Koum, um de seus fundadores, “reinventamos a funcionalidade de status”.

Koum escreve no blog oficial do WhatsApp que “esta nova ferramenta de status lhe proporcionará a opção de manter seus amigos que utilizam o WhatsApp, facilmente atualizados de uma maneira simples e divertida, e todos nós aqui do WhatsApp esperamos que você goste!”

Mas não foi o que aconteceu no Brasil. A mudança foi o estopim para “WhatsApp” se tornar um dos termos mais comentados no Twitter, a ponto de colocar o nome do aplicativo no topo das tendências a nível mundial. Não foi possível encontrar um único elogio às mudanças implementadas e a reação é claramente negativa. Confira algumas das postagens criticando o Status do WhatsApp: