Drone
Categorias

NASA está trabalhando com startup americana em controle de tráfego aéreo para drones

Há alguns dias atrás ficamos sabendo que a NASA está desenvolvendo um sistema de controle de tráfego aéreo para drones. O projeto, aliás, é chefiado por um engenheiro que já trabalhou na FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação).

Mas a Agência Espacial Norte Americana não está sozinha na empreitada. Ela conta com o apoio de uma startup americana sediada em São Francisco, chamada Airware. Esta, por sua vez, trabalha com desenvolvimento de software e hardware, além de serviços baseados na nuvem. Com um detalhe, porém: ela é focada em drones.

A Agência e a Airware irão testar diferentes tipos de drones com o sistema em desenvolvimento, incluindo testes para a prevenção de colisões, uma das grandes preocupações quando se fala na utilização comercial deste tipo de tecnologia.

Drone

O objetivo final é… é um sistema automático que sabe como gerenciar o espaço aéreo e o tráfego na área. Talvez ele não seja um elemento permanente nessa área. Mas sob demanda, você poderia definir alguma coisa e ter mais ambientes de operações congestionados, em um novo lugar“, disse Jesse Kallman, chefe de desenvolvimento de negócios globais e assuntos regulatórios da Airware.

O tal sistema de controle exigiria interação humana apenas no início, segundo Kallman. No futuro, ele seria totalmente automatizado, com drones e o próprio sistema se comunicando, uns com os outros, e tomando decisões relativas a rotas e horários sozinhos.

A NASA e a Airware dizem que continuarão trabalhando no sistema por um período de 4 a 5 anos, ainda. Este é também o tempo estimado para a legalização de drones comerciais nos Estados Unidos.

Muito provavelmente este continuará sendo um assunto um tanto quanto delicado por um bom tempo, ainda. Principalmente quando se fala em sistemas automatizados tomando decisões sem ajuda humana. De qualquer forma, temos profissionais de peso trabalhando no projeto, e o próprio Dr. Parimal H. Kopardekar, engenheiro responsável pelo projeto na NASA, já demonstrou preocupação com um número grande de drones trabalhando na mesma área.