Categorias

NEO: Vazam especificações de CPU, GPU e RAM do novo PlayStation 4

Nas últimas semanas tem se especulado sobre os planos da Sony para um novo tipo de PlayStation 4, mais potente e capaz de entregar uma experiência superior.

No início da noite de segunda-feira, múltiplas fontes próximas à empresa deixaram vazar o codinome do produto, suas especificações de CPU, GPU e RAM e a estratégia da Sony para o lançamento.

Batizado por enquanto com o codinome de NEO, o novo PlayStation 4 teria como objetivo oferecer uma experiência gráfica superior aos jogadores, mas sem dividir a base de usuários. Fontes garantem que não haverá jogos exclusivos para NEO e que todos os títulos produzidos daqui para frente serão compatíveis com os dois tipos de PlayStation 4, ainda que de formas diferentes.

Segue abaixo um quadro comparativo do que muda nos componentes internos do console com a nova versão:

PlayStation 4 “Tradicional” PlayStation 4 “NEO”
CPU 8 Jaguar Cores rodando a 1.6 GHz 8 Jaguar Cores rodando a 2.1 GHz
GPU AMD GCN, 18 CUs rodando a 800 MHz AMD GCN, 36 CUs rodando a 911 MHz
Memória 8 GB GDDR5, 176 GB/s 8 GB GDDR5, 218 GB/s

À primeira vista, a evolução do NEO não parece ser um salto astronômico em relação ao seu antecessor, mas fontes próximas à Sony informam que a mudança terá um impacto significativo na performance dos jogos. A partir de Outubro, todos os jogos lançados para a plataforma terão que vir com um modo “tradicional” e um modo “NEO”, que será habilitado de acordo com a versão do console e poderá se beneficiar da arquitetura da nova versão.

O NEO irá permitir um framerate mais estável para diversos jogos e suporte a maiores resoluções, inclusive 4K/UltraHD, embora esse último item  não seja obrigatório para desenvolvedores de jogos que queiram ver seus títulos saindo no PlayStation 4.

No resto, a experiência de jogar em um NEO será semelhante à do PS 4 original: ambos usarão a mesma rede, a mesma loja e terão acesso aos mesmos jogos. Os desenvolvedores estão proibidos pela Sony de diferenciar jogadores de acordo com a versão, o que poderia gerar atrito ou dividir os usuários em partidas multiplayer, por exemplo. Conteúdo independente, como DLCs e skins exclusivos para o NEO, também está fora de cogitação, segundo a estratégia da Sony.

Até o momento, a Sony não se manifestou oficialmente sobre o vazamento. Também não há rumores sobre a capacidade de armazenamento do novo PlayStation 4, data de lançamento ou preço ao consumidor.