A Netflix disponibilizou algo muito bacana. Algo que, no entanto, não deverá ser comemorado pela grande maioria de seus usuários, pelo menos por enquanto.
A partir de agora, é possível realizar streaming de conteúdo da gigante em 4K, no PC. No entanto, nem todos os usuários poderão usufruir da novidade, uma vez que certos pré-requisitos devem ser satisfeitos.
Primeiro de tudo: é obrigatória a utilização do navegador Microsoft Edge, mesmo que você tenha um computador com Windows 10, por exemplo, e possua a app nativa da Netflix instalada. Segundo: é preciso contar com um monitor 4K, obviamente.
E, em terceiro lugar, temos o pré-requisito que deve deixar a grande maioria dos usuários de “fora de brincadeira”: é preciso que o computador esteja equipado com um processador Intel da sétima geração (Kaby Lake). Ou seja, muitos usuários provavelmente não conseguirão assistir a vídeos e séries em 4K nos computadores. Muito provavelmente, até mesmo você.
O motivo para a “limitação” seria, a princípio, a segurança. Acontece que todos os processadores da família Kaby Lake contam com suporte nativo à tecnologia HDCP 2.2, a qual seria capaz de prevenir a cópia não autorizada dos conteúdos em 4K.
Triste, não?