Categorias

Netflix vai recodificar seu catálogo para economizar banda

O Netflix anunciou hoje o resultado de uma pesquisa de 4 anos de desenvolvimento: irá recodificar todo seu catálogo para economizar banda e melhorar o streaming.

O novo processo deve gerar uma economia de 20% na transmissão de dados e a empresa sustenta que os usuários não perceberão a queda na qualidade dos vídeos.

O método utilizado será ajustar o bitrate das transmissões, que é a quantidade de bits de informação transportadas por segundo. Atualmente, o Netflix utiliza uma taxa fixa de 5.8Mbps para todo tipo de conteúdo, de filmes em alta definição a desenhos animados. Em um primeiro momento, o serviço passará a exibir animações com um bitrate de 1.5Mbps, mantendo a mesma resolução. Enquanto isso, o resto do catálogo será convertido para vídeos com no máximo 4.64Mbps.

Embora haja menos informação sendo transportada por segundo, o Netflix acredita que a experiência deve melhorar substancialmente para usuários com conexões mais lentas, que não verão mais o streaming caindo por não conseguir acompanhar o bitrate ou reduzindo a resolução automaticamente para valores inferiores.

Para usuários com conexões mais altas, a diferença de bitrate não deve afetar a qualidade perceptível dos vídeos. De acordo com o Netflix, foi feita uma experiência com funcionários da própria empresa que incluía dois televisores exibindo o mesmo conteúdo, um com a atual taxa de 5.8Mbps e outro com o material convertido para 4.64Mbps. Apesar de ter sido oferecido um prêmio, nenhum funcionário conseguiu distinguir a queda de bitrate.